Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral esquerda Vá para o rodapé

Notícias

Hoje 29 é o “Dia de São Pedro”

Ele foi um dos primeiros apóstolos de Cristo e responsável por fundar a Igreja Cristã em Roma onde foi o seu primeiro papa. Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai, é considerado padroeiro dos pescadores. Com a sua força espiritual e institucional, exerceu grande importância na formação da Cristandade. Nesta data, tradicionalmente, os brasileiros comemoram com elementos dos festejos juninos como, fogueira, fogos de artifício e comidas típicas.

Morre aos 92 anos o ex-deputado Félix Mendonça

Morreu nesta sexta-feira (26) o ex-deputado e fundador do jornal CORREIO Félix Mendonça (PDT), aos 92 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Salvador após ter sido diagnosticado com covid-19.

O anúncio do internamento foi feito no dia 21 de junho pelo filho, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT). “Meu pai testou positivo para o coronavírus e está internado aos cuidados de uma equipe muito competente. Aos 92 anos, ele é o meu maior exemplo de coragem, ética, amor ao próximo e vontade de viver. É um guerreiro, torçam e rezem por ele, afinal pedir a Deus é o que mais importa”. Félix Jr. também foi diagnosticado com covid-19 e está em quarentena.

Formado em engenharia, Félix Mendonça nasceu em Coração do Almeida, no Recôncavo Baiano, foi prefeito de Itabuna (1963–1966), deputado estadual (1967–1971) e deputado federal (1983–2011).

“Ele foi um político e um empresário muito importante para a Bahia e, durante toda a sua vida, manteve uma relação de amizade com a nossa família. Foi um dos melhores amigos do senador Antonio Carlos Magalhães”, lamentou o senador Antonio Carlos Magalhães Junior.

Fonte: Jornal Correio

Maia afirma que ainda não há votos na Câmara para aprovar adiamento das eleições

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender o adiamento das eleições municipais deste ano, previstas para outubro, em razão da pandemia de Covid-19, mas afirmou que ainda não há votos na Câmara para aprovar a matéria.

O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/20) que prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro. Maia considera legítimo que os parlamentares defendam a manutenção da data das eleições, mas criticou os prefeitos que pressionam os deputados a não alterarem a data.

Segundo ele, prefeitos querem recursos para combater a pandemia, mas não querem adiar as eleições em razão da crise sanitária. “É interessante a pressão de prefeitos por recursos porque a pandemia atinge os municípios com alto número de infectados, a economia caindo e ao mesmo tempo, uma pressão pelo não adiamento. Se não precisa adiar a eleição, é porque não tem mais crise nos municípios”, afirmou.

Maia diz estar dialogando com os líderes para avançar na proposta de adiamento das eleições. “A eleição não pode estar à frente de salvar vidas e proteger as famílias brasileiras”, defendeu.

Fonte: Câmara dos Deputados

Senado aprova adiamento das eleições para 15 de novembro

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Senado aprovou nesta terça-feira (23), o adiamento do primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. Diante deste pressuposto, a data do segundo turno passa para o dia 29 de novembro.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema foi votada em dois turnos na sessão desta terça-feira e agora segue para Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma PEC, são necessários três quintos de votos favoráveis em dois turnos. No Senado, são 49 votos; na Câmara, 308 votos.

Data flexível em alguns municípios

O relator também atendeu a um pedido do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e deixou uma espécie de “janela” que dá poderes ao tribunal para fazer nova alteração na data das eleições, de forma pontual, em municípios nos quais ainda se verifiquem condições sanitárias arriscadas. Caso o adiamento, em virtude da pandemia da covid-19, for necessário em todo um estado, a autorização de novo adiamento deverá ser feita pelo Congresso Nacional. Esses adiamentos só poderão ocorrer até 27 de dezembro.

Saiba mais em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/…/senado-aprova-adiamento-…

Hoje 24 comemora-se o “Dia de São João”, santo responsável pelo título de “santo festeiro”. A data é em homenagem a São João Batista que nasceu em 24 de junho em ano desconhecido.

Neste dia é comum em algumas cidades nordestinas
tomar banho em um rio ou mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação. Isso por que, aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo.

Com a pandemia, este ano não foi possível realizar as tradições festas juninas e os amantes dessa tradição tiveram que reinventar pra não deixar a data passar em branco. Ficamos na esperança que a pandemia normalize e que em 2021 possa acontecer os tradicionais festejos juninos.

Seabra está entre as cidades baianas que cancelou as tradicionais festas de São João, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas a festa vai acontecer dentro de casa não é mesmo?

Dá para reinventar e comemorar a data em casa, enfeita-la com bandeirolas, preparar comidas típicas, ouvir uma live junina, dentre outras formas criativas. E quintal preparar um bolo de milho? Veja uma receita fácil de fazer.

#SãoJoãoEmCasa
#reinventeseuSãoJoão
#receitajunina
#CâmaraMunicipaldeSeabra

Os altos índices de enfermidades causados pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya levaram a população de Seabra a cobrar das autoridades o carro Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “carro-fumacê”.

O governo liberou o inseticida e o carro fumacê começou a circular no município de Seabra no dia 17 deste mês. A previsão da prefeitura é de que o veículo circule na cidade até o dia 11 de julho.

A Câmara Municipal de Seabra lembra e reforça a população sobre a importância de abrir portas e janelas durante a passagem do carro para exterminar mosquitos adultos do Aedes Aegypti. Lembra e reforça também que, mesmo com o veículo percorrendo as ruas da cidade, as ações básicas de prevenção devem continuar sendo realizadas pela população para eliminar criadouros do mosquito. Vale ressaltar que a pulverização do inseticida faz mal a animais pequenos como passarinhos, neste caso devem ser colocados em locais fechados no momento da ação, assim como é aconselhado trocar a água e o alimento destes.

Hoje 21 de junho é o “Dia Nacional de Combate à Asma”, uma doença pulmonar inflamatória crônica, com chieira, tosse, aperto no peito e episódios recorrentes de falta de ar.

A data tem como objetivo homenagear as pessoas que sofrem com a doença e conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção.

Previna-se! Você pode minimizar ou evitar a doença adotando algumas medidas como:

✓Manter a adesão ao tratamento proposto pelo médico especialista;
✓Evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação;
✓Arejar a casa;
✓Lavar roupas de cama com frequência e reforçar cuidados com a limpeza da casa;
✓Evitar exposição à fumaça de cigarro, poeira e outros fatores identificados como desencadeadores de crises;
✓Praticar exercícios físicos regularmente e de forma controlada.

#datascomemorativas
#DiaNacionaldeCombateaAsma
#Saúde
#CamaraMuncipaldeSeabra

Seabra tem aumento de 5 casos de coronavírus em 3 dias

Os casos de coronavírus estão aumentando no município de Seabra. A prefeitura divulgou nesta quinta-feira (18), que dois novos casos da doença foram confirmados no município. Foi o terceiro dia consecutivo com aumento de casos. No total, temos 22 casos confirmados, 4 suspeitos e 120 pessoas em monitoramento. Sobre os dois novos casos de coronavírus, 1 deles foi de transmissão comunitária e o outro por contaminação fora de domicílio. Diante disso, é necessário novas medidas para conter a propagação do vírus.
O presidente da Câmara Municipal de Seabra, o vereador Marcos Pires (PSD), enfatiza a importância de utilizar parte dos recursos destinados a saúde para equipar um local para atender apenas pacientes com o caso suspeito ou confirmado da Covd-19. ” No momento em que nós equiparmos um posto de saúde exclusivo para receber pessoas com suspeita ou caso confirmado da Covd-19, nós vamos evitar que outras unidades recebam essas pessoas, evitando assim a contaminação pelo vírus.” Disse o representante legislativo.
Siga algumas medidas que devem ser adotadas para evitar o aumento de casos da doença.

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel;
• Evite tocar o rosto com as mãos sujas;
• Use máscaras😷 adequadamente;
• Cubra a boca🤭 e o nariz 🤧ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e em seguida jogue no lixo;
• Evite grandes multidões.
Fique atento aos principais sintomas:
• Febre;🤒
• Tosse;
• Dificuldade para respirar.

Todos juntos contra o Coronavírus! Este é o momento de unirmos esforços para prevenção e contenção dessa pandemia.

#coronavírus
#cuidados
#todoscontraocoronavírus
#legislativo
#CâmaraMunicipaldeSeabra