Eleições 2020: votações não terão identificação biométrica

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, nas eleições municipais 2020. A decisão foi tomada depois de uma reunião com médicos dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein e da Fundação Oswaldo Cruz.

Para excluir a biometria, dois fatores foram considerados: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações e aumenta o risco de formar filas.

Ficou definido também na reunião que a cartilha de recomendação sanitária para o dia da eleição levará em conta cuidados para: eleitores (com regras diferenciadas para os que têm necessidades especiais); mesários; fiscais de partido; higienização do espaço físico das seções; policiais militares e agentes de segurança; movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs); populações indígenas/locais de difícil acesso; e população carcerária. Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
#eleições2020
#TSEsuspendebiometria